O sacerdote é de uma grandiosidade ímpar. “É a expressão do amor do coração de Jesus”, como dizia Cura D’Ars. Ele reza pela comunidade e para a comunidade, sendo – conforme acentuava o Papa João Paulo II – um homem plasmado pela graça.
No último dia 12 de dezembro do corrente 2012 transcorreram os 30 anos de ordenação sacerdotal de quem trabalhou incansavelmente pela estruturação religiosa da comunidade altoense, muito beneficiando o crescimento espiritual e social das paróquias de São José e São Raimundo Nonato: Padre José Lisardo Pontes Neto, sacerdote aplicado e devotado ao trabalho pastoral nas diversas comunidades religiosas por onde tem passado.
Para marcar a data, houve uma celebração eucarística em ação de graças presidida pelo Padre Lisardo, contando com as presenças do Bispo Diocesano Dom Eduardo Zielski e alguns padres, diácono e seminaristas da Diocese.
O evento aconteceu na Paróquia de São Raimundo Nonato, em Altos, às 19:00 h, onde o mesmo exerce atualmente o seu ministério, e foi seguido de um jantar em homenagem ao eminente sacerdote.
Perfil biográfico do homenageado
José Lisardo Pontes Neto é filho de Getúlio Pontes Viana e Maria Alves Pontes. Nasceu em Campo Maior-PI, a 21 de março de 1955.
Os sacramentos de batismo e crisma recebeu em 09 de outubro de 1955 e 04 de outubro de 1978, respectivamente. Fez seu rito de admissão
Por Provisão de 25 de janeiro de 1983, assinada por Dom Abel, Padre Lisardo é nomeado vigário cooperador das paróquias de São José, de Altos, e Nossa Senhora dos Humildes, de Alto Longá. Entretanto, somente tomou posse em 15 de maio daquele ano, passando a residir na casa paroquial de Altos, por ser a mais central, e atendendo também na então capela de São Benedito, na vizinha cidade de Beneditinos.
Sua passagem pela Paróquia de São José foi marcada pela construção de uma torre na igreja matriz de São José; inauguração da Casa do Ancião (construída pela Sociedade São Vicente de Paula em convênio com a Fundação Banco do Brasil); criação do Grupo de Acólitos São José; construção dos centros pastorais Monsenhor Luiz Brasileiro (Altos) e Padre Mateus Machado Coelho (Beneditinos); construção das capelas de São Pedro (bairro Batalhão), Sagrado Coração de Jesus (bairro Maravilha), além da aquisição de um terreno destinado à construção da capela de São Francisco de Assis, na localidade rural Uruçus (então pertencente ao município de Altos e hoje a Pau D’Arco do Piauí); construção da capela de Santa Teresinha do Menino Jesus (bairro São Luís); aquisição do terreno da capela da localidade rural Bom Gosto; construção da torre da igreja matriz de São José; instalação das Irmãs Dominicanas na Paróquia de São José; criação do Grupo de Escoteiros Aldrin Barbosa (1983); fundação da Fraternidade de Nossa Senhora do Carmo (03.02.1985); aquisição do terreno e construção da Escolinha Madre Teresa, no bairro São Luís (funcionando com pré-escola para crianças de 04 a 06 anos de idade) e cursos de corte e costura. Para a maioria das obras de construção contou com os serviços do pedreiro Geraldo Paulo Feitosa.
Padre Lisardo deixou a Paróquia de São José no dia 12 de abril de 1987, domingo de ramos. Com sua saída, a Paróquia ficou de 18.04.1987 a 10.01.1988 sob os cuidados do Padre Mateus Machado de Oliveira Coelho, sacerdote altoense já falecido.
Igreja Matriz de São José, em Altos, no ano de 1992, com a torre construída pelo Pe. José
Lisardo
Recebeu da Câmara Municipal de Altos o título honorífico de Cidadão Altoense, em 12 de dezembro de 1987, por ocasião dos seus 05 anos de sacerdócio, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à nossa comunidade.
Em Alto Longá e Beneditinos destacam-se inúmeras outras obras realizadas de largo alcance social e religioso.
Criada a Paróquia de São Benedito, em Beneditinos, tornou-se seu primeiro pároco, tomando posse em 03 de janeiro de 1988, ali permanecendo até o dia 08 de setembro de 1990. Foi o primeiro vigário da Paróquia de Santa Luzia e São José Operário, da cidade piauiense de Barras, sendo empossado a 21 de março de 1991. Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês,
Membro do Conselho Presbiteral (Cânon 495) e do Colégio dos Consultores (Cânon 502) da Diocese de Campo Maior. Foi coordenador das pastorais Vocacional e do Ensino Religioso na mesma Diocese, em 1990.
Professor universitário da UESPI e em Altos dirigiu a Unidade Escolar Mário Raulino.
Nossa homenagem
Em sua mensagem dirigida aos sacerdotes e religiosos a 21.01.1979, Sua Santidade, o Papa João Paulo II, assim falou acerca da missão destes abnegados ministros do Evangelho: “Sois guias espirituais que se esforçam por orientar e aperfeiçoar os corações dos fiéis para que, convertidos, vivam o amor de Deus e ao próximo e se comprometam na promoção e dignificação do homem”.
Congratulações, Padre José Lisardo! Siga em frente e sucesso em seu ministério, afinal, “tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.” (Salmo 109, 04).´
Pe. José Lisardo em celebração na Igreja Matriz de São José, em Altos, no início da década de
1980
Grupo de Escoteiros Aldrin Barbosa, implantado na cidade por Pe. José Lisardo
Por Carlos Dias, professor e pesquisador