A Secretaria Municipal de Educação – SEMED/Altos/Pi, vai abrir nesta quinta-feira, 03 de abril, as matrículas para as turmas dos Cursos vinculados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego PRONATEC/SENAI/IFPI. O período de matrículas vai de 03 a 08 de abril. Serão ofertadas vagas para três cursos: OPERADOR DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS, AGRICULTURA FAMILIAR e CRIADOR DE PEIXE EM TANQUE ESCAVADO. As matrículas serão feitas no CRAS I (Rua Vicente Pestana), nos turnos manhã e tarde. Serão matriculados alunos interessados da faixa etária de 16 a 59 anos de idade e que sejam beneficiários do Programa Bolsa Família, (CADÚNICO) e que tenham afinidade com atividades agropecuárias. Para cada curso, são destinadas 29 vagas. Os alunos matriculados receberão auxílio financeiro e material didático. Para a matrícula, serão necessárias as cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, NIS, Declaração de Escolaridade, Comprovante de endereço, cópia de cartão de conta corrente dos bancos do Brasil ou da Caixa Econômica Federal (CEF).

Para a prefeita Patrícia Leal, o Pronatec “ é uma grande ferramenta de transformação, sobretudo na vida do estudante do ensino médio e do trabalhador. O Pronatec representa perspectiva de ascensão social, de recolocação no mundo do trabalho com mais dignidade, melhoria da produtividade e geração de emprego e renda. O Pronatec também tem a participação dos setores produtivos da economia, para gerar uma grande mobilização nacional".

Sobre o programa que já vem sendo trabalhado desde o ano passado em Altos, Manoel Rodrigues, o vice-prefeito da cidade disse que “o Pronatec é um programa ousado e de caráter estratégico para todo o Brasil, mas também para o município de Altos. Concebido no contexto da expansão da rede federal de escolas técnicas, irá melhorar a vida dos estudantes, dos trabalhadores, das empresas, além de fortalecer os estados e a qualificar a nossa mão de obra”, ressalta Manoel Rodrigues.

Na visão do secretário de educação, o Pronatec possui um duplo sentido. "Por um lado, o Pronatec responde à demanda da juventude por ensino técnico e profissionalizante de qualidade. Por outro, atende o mercado com a qualificação da mão de obra", argumentou o professor Kiko Fontenelle.

A aula inaugural está prevista para o dia 11 de abril, no Auditório Alberto Barbosa, às 18h30 com a presença da Coordenação do Pronatec/UFPI. As aulas serão ministradas às sextas-feiras (noite) e aos sábados (o dia todo). Em datas programadas, aulas práticas no Colégio Técnico de Teresina/UFPI.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação – SEMED