Os primeiros meses do ano têm sido bons para os agricultores de Altos. As chuvas em abundância já foram suficientes para garantir boa parte da safra no município.

Para Antônio Chaves, Secretário de Políticas Agrárias da ASAF/Altos, a produção do feijão, do milho e da mandioca já está assegurada. “Estes alimentos correspondem à base da agricultura familiar. Com o bom inverno, o trabalho do homem do campo tem surtido resultados satisfatórios, o que nos deixa muito feliz”, destacou o secretário.

Chaves também ressaltou a importância de uma assessoria técnica que oriente o produtor rural a respeito das intempéries da natureza. “Mesmo em situação adversa, se o agricultor estiver alinhado com o clima, ele conseguirá diminuir perdas e custos e, consequentemente, melhorar a eficiência de sua produção”, explicou.

O inverno em 2014 está tão bom que até quem resolveu plantar no quintal de casa se surpreendeu com os resultados. É o caso do técnico agrícola Baltazar Nobre, que colheu uma abóbora de quase 20Kg nos fundos de sua residência, que fica localizada no Bairro Alto Franco, centro de Altos.

Baltazar, inclusive, revelou o segredo para que a leguminosa crescesse tanto. “Além da água, utilizei apenas adubo orgânico e a cinza proveniente da produção da cajuína”, informou o técnico agrícola, que chegou a levar a abóbora para o centro de ciência agrárias da Universidade Federal do Piauí.



Segundo o Secretário de Agricultura e Abastecimento do município, senhor Antonio Mascarenhas, em Altos, nos três primeiros meses do ano, choveu 1.041,2 milímetros, ou seja, quase 20% a mais do acumulado em igual período do ano passado.

“O principal diferencial foi a regularidade das chuvas, o que favorece o bom desenvolvimento de várias culturas”, enfatizou Mascarenhas.