Encerram nesta terça-feira (8) as matrículas para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Técnico e Emprego (PRONATEC) no município de Altos.  Os interessados podem optar pelas capacitações em Operador de Máquinas Agrícolas, Agricultura Familiar e Criador de Peixe em Tanque Escavado.

Estão aptos a participar do Pronatec os beneficiários do programa Bolsa Família que possuem entre 16 e 59 anos de idade. Os interessados podem se inscrever até esta terça-feira (8), no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Altos, nos turnos manhã e tarde.

Para realizar a matrícula é necessária a apresentação de cópias e originais dos seguintes documentos: RG, CPF, Número de Inclusão Social (NIS), declaração de escolaridade, comprovante de endereço e cópia de cartão de conta corrente dos bancos do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

O secretário municipal de Educação de Altos, Kiko Fontenele, reforça a importância dos cursos oferecidos: “O Pronatec responde à demanda da juventude com o ensino técnico e profissionalizante de qualidade. E, ao mesmo tempo, atende o mercado com a qualificação da mão de obra", argumenta.

Oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Prefeitura de Altos, os cursos do Pronatec irão beneficiar alunos do município, que também receberão auxílio-financeiro e material didático.  

Segundo a prefeita de Altos, Patricia Leal, através dos cursos, os estudantes do município terão mais conhecimento e oportunidades para entrarem no mercado de trabalho. “Esta é uma grande ferramenta de transformação social na vida dos estudantes, pois com os cursos eles terão melhores oportunidades de ascenderem profissionalmente. Esta melhoria traz benefícios para toda a nossa cidade”, observa.

A aula inaugural dos cursos do Pronatec está prevista para o dia 11 de abril, no Auditório Alberto Barbosa, às 18h30, com a presença da coordenação do Pronatec/UFPI.

Fonte: Ascom