Moradores do município de Altos, localizado a 41 km ao Norte de Teresina realizam desde às 6h da manhã desta quarta-feira (09), uma manifestação na BR 343. Eles pedem redução da passagem do transporte que faz linha de Altos até à capital piauiense e bloquearam a entrada do município com faixas e cartazes.

Além da redução da passagem, os manifestantes pedem pela saída de operação da empresa Barroso. Segundo eles, a empresa não tem licitação para explorar a linha. "A atuação dela aqui é fruto de um acordo feito entre as antigas empresas que operavam, a viação Cícero Santos e a Rold Tur. Elas faliram e deixaram o espaço para a Barroso", dizem os manifestantes.

Para o presidente da Associação dos Usuário de Transporte Coletivo de Altos (Altraca) José Roberto da Silva, o potesto é a forma de diálogo que a população tem com o poder político do Estado. "A nossa intenção é abrir um canal de comunicação com o estado e se não houver negociação, a gente pretende fechar a BR por 24 horas amanhã", diz.

Negociação

Por volta das 9:30h os manifestantes decidiram interromper o movimento e liberar o trânsito, após receberem um chamado da Secretaria Estadual de Trânsito dizendo que o secretário Avelino Neiva estaria disposto a abrir uma mesa de negociação. Caso não haja nenhum acordo, a população de Altos disse que vai voltar a fechar a BR-343 durante os próximos dias enquanto não houver um posicionamento concreto das autoridades.










Fonte: O Dia/ Allana Sousa e Maria Clara Estrêla