O Assentamento Força Jovem, na Localidade São Benedito, a 12Km da zona urbana do município de Altos tem se destacado no seguimento da produção orgânica. Por meio das hortas comunitárias, mais de 10 famílias produzem hortaliças de boa qualidade, garantido, assim, geração de renda e inclusão social.

Segundo Édio Evaristo, líder comunitário na região, a agricultura orgânica é um sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes.

“Quem mora neste assentamento aprende a viver em harmonia com a natureza. Nosso trabalho deve ser feito sem colocar em risco a saúde do homem, do meio ambiente e das futuras gerações”, destacou Evaristo.

Dentre outras, os moradores do Assentamento Força Jovem cultivam coentro, cebolinha, tomate, pepino, pimenta de cheiro e macaxeira. “Nossa produção é consumida de forma responsável, proporcionando renda e alimento de qualidade”, acrescentou Édio Evaristo.

As práticas de manejo baseadas numa proposta de responsabilidade socioambiental fazem do assentamento uma referência no setor da agricultura orgânica no município de Altos e região.