Os seis médicos cubanos lotados no município de Altos pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal, já realizaram, entre consultas e visitas domiciliares, 1.832 atendimentos na cidade. Os profissionais atendem nos postos de Saúde da Família nos bairros Tranqueira, Posto São José (Centro), São Luís, Boa Fé, Bacurizeiro e Prata (Zona Rural).

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica do município, Karla Alencar, os atendimentos nos bairros têm contribuído para desafogar o Hospital de Altos (Instituto de Saúde José Gil Barbosa), que, inclusive, passa por reformas.

“Só no bairro Prata já foram realizados mais de 500 atendimentos. Os médicos cubanos estão contribuindo suntuosamente com a melhoria da Saúde em Altos”, frisa.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca a importância da atuação dos médicos estrangeiros na cidade.

"A adesão ao Mais Médicos só trouxe benefícios para nossa cidade. Os médicos atuam no atendimento da saúde básica, junto à população, de segunda a sexta-feira. Com isso, conseguimos melhorar e agilizar os atendimentos, levando mais dignidade e cidadania para a população", observa Patrícia.

O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar médicos para regiões onde não existem profissionais. De acordo com dados do Ministério da Saúde, hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4).


Dra. Yaima Martínez




Dra. Vanessa Rivero Kindelan

Fonte: Ascom
Fotos: Luís Júnior