Com o fim do período chuvoso, um dos bichinhos mais temidos destes tempos reaparece em Altos: o potó. Nessa época do ano, que coincide com a chegada do clima seco é comum o aumento do número de queimaduras por causa do surgimento do pequeno inseto que pode causar um grande estrago.

Inseto da família dos besouros, de nome científico Paederus irritans, o “potó” é caracterizado por ser longo, delgado e andar sempre com a “bundinha” para cima. Ele é pequeno, e o seu tamanho varia de 1,5cm a 3,0cm de comprimento. Em contato com a pele, libera uma substância cáustica de defesa, causando a dermatite (sérias irritações na pele).

Em Altos, a 42Km de Teresina, muitas pessoas estão sendo vítimas deste pequeno inseto que geralmente provoca queimaduras no rosto, pescoço e dobras do corpo. Há quem diga que já foi atacado por diversas vezes.

Se for acometido pelo bichinho, o paciente deverá lavar o local com sabonete duas vezes ao dia; se a queimadura apresentar pus e feridas, o paciente deverá procurar um dermatologista para que o mesmo prescreva medicação adequada.

Uma medida interessante para evitar a chegada dos potós em casa é trocar a luz branca pela luz amarela, pois eles são atraídos por esse tipo de iluminação para sua reprodução.  Outra dica é matar o inseto com a palma da mão ou a sola do pé, que são os locais onde a secreção do potó não causa queimaduras nos seres humanos.

Com informações do G1
Edição: Portal Altos