A modalidade Bike saiu na frente com o maior número de competidores inscritos no Rally Piocerá desde que as inscrições foram abertas há apenas dois meses. O interesse de tantos atletas não é por menos - o evento é considerado o único do mundo que realiza um rally de bikes inserido em uma prova de regularidade.

Atraídos por esse diferencial do Rally Piocerá, a maioria dos inscritos estão nas categorias Máster A2 e Máster B1, que contemplam competidores com idades entre 35 a 44 anos. O interesse dessa faixa etária é explicado por Zenardo Maia, diretor técnico de bike do rally.

“Nós temos observado que nos últimos anos as provas maratona geralmente atraem competidores mais maduros. Uma prova de formato olímpico (XCO) requer uma explosão de força maior, pois é uma prova mais curta. Enquanto que essa (XCM) é uma prova mais longa. Então, aquele atleta que ganha o Piocerá em Bike, não é o atleta que tem a melhor bicicleta, nem o melhor condicionamento físico, nem o mais jovem ou mais forte, e sim, aquele que tem o conjunto mais completo.”

Ainda segundo o diretor técnico, são vários os fatores que garantem esses competidores mais maduros nos pódios das provas mais longas.

“Os atletas maduros, acima de 30 anos, são pessoas mais tranquilas, que fazem um planejamento melhor da corrida, que quebram muito menos na prova, que se poupam muito mais e conseguem chegar até o fim. Geralmente as provas de longas distâncias como a nossa, os atletas mais maduros conseguem chegar mais no final do que os mais novos. Isso é uma tendência nesse tipo de competição”, completa.

Provas serão em linha e circuito

Para a modalidade Bike, o Rally Piocerá 2015 conta com disputas de duas provas em linha e duas em circuito fechado, sendo no primeiro dia, 60 quilômetros entre Teresina e Altos. No segundo dia, cerca de 65 quilômetros em circuito na cidade de Pedro II; e no terceiro dia, serão 60 quilômetros em linha entre Quixeramobim e Quixadá. O PIOCERÁ BIKE encerra com um circuito de 70 quilômetros na cidade de Beberibe, no litoral cearense.

O Rally Piocerá, que acontecerá entre os dias 25 e 30 de janeiro de 2015, é uma realização da RADICAL PRODUÇÕES, com o apoio do SEBRAE-PI, Teresina Shopping, Houston Bike e Prefeitura de Teresina, com supervisão da Federação de Ciclismo do Piauí (FCICLOPI).




Fotos: Arquivo/Radical