A compra de uma bicicleta para o filho ir à escola mudou totalmente a rotina do comerciante José Carlos, do município de Altos, a 40 Km de Teresina. As duas rodas se tornaram um aliado para o até então sedentário iniciar a busca pelo sonhado corpo perfeito.

Com a bike, José Carlos eliminou 30kg: saiu dos 110kg e enxugou até os 80kg. A prática saudável acabou levando adeptos da família ao ciclismo. Seus filhos, Matheus e Pedro Igor, agora competem juntos do pai e o trio “caça” torneios de mountain bike no Piauí. Com a transformação, José Carlos comemora a nova forma.



- Foi necessário muito pedal e persistência. Se você não quer ter dificuldade, não quer suar, não faça ciclismo. A modalidade traz uma qualidade de vida, uma respiração nova. Comecei por acaso, quando fui comprar uma bicicleta para o meu filho mais novo usá-la até a escola. Pensei que poderia andar também e fui pedalando, se tornou um vício bom. Depois do ciclismo, cortei o que me atrapalhava, como a bebida alcoólica e segui os passos de uma alimentação adequada – explica José Carlos. 

Apaixonado pela bicicleta, o caminho natural foi as competições. Aos 37 anos, José Carlos pedala na categoria master. Em 2012, por exemplo, foi campeão das modalidades speed e de mountain bike do Campeonato Piauiense de Ciclismo. Na Copa Norte-Nordeste de Mountain Bike, realizada no começo de agosto, o piauiense liderou os 15km com o tempo de 46m58s. Antes, José Carlos encarou 56km de uma prova no litoral do Piauí, completando o quinto melhor tempo (02h32m).  

E a família também vai aprendendo a ser campeã. Matheus, com 15 anos, é o líder da categoria júnior enquanto Pedro, de 25 anos, disputa a Sub-30. Incentivado por José Carlos, o jovem ciclista se inspira nas dicas de saúde do pai, que virou exemplo de persistência. 

- Vimos que não foi fácil ele perder os 30kg, acompanhamos tudo. Foi um esforço muito grande, por isso, a nossa admiração. Temos a satisfação de compartilhar a cada prova com ele, temos mais interação e trocamos muitas informações – revela Matheus, que começou a competir desde os 13 anos. 

Ao lado de Matheus, o pai orgulhoso ajeita os últimos equipamentos da prova e complementa o filho: 

- Para perder peso não podemos encarar como um passo de mágica, mas sim muita e muita persistência.


José Carlos ao lado dos filhos: trio participa das provas do Piauiense de Mountain Bike

Fonte - globoesporte.com