O número de casos de pessoas acometidas por problemas cardíacos nos últimos dias tem assustado os moradores do município de Altos, a 40 Km de Teresina. Somente de terça para quarta-feira (27), duas pessoas morreram vítimas de infarto.

Dona Nadir de Arêa Leão Costa Ribeiro, esposa do saudoso Chico Ribeiro, faleceu por volta das 19h de ontem em sua própria residência, no centro de Altos. Ela foi encontrada pelo próprio filho com sinais de infarto.

Horas depois, no bairro São Luís, faleceu o senhor Francisco Álvaro Veras, mais conhecido no município como Chico Veras. Ele é pai do ex-secretário de cultura Rodrigo Veras. O senhor tinha 63 anos e também morreu vítima de infarto. 

Na última sexta-feira (22), o vereador do município de Altos, Nélio Holanda, foi internado às pressas após passar mal em Teresina. Ele resolvia problemas pessoais quando começou a sentir fortes dores no peito. Sozinho, ainda conseguiu se dirigir, de carro, para o hospital mais próximo. Após atendimento no Centro de Saúde Hospital da Primavera, Nélio foi encaminhado para a unidade semi-intensiva de uma clínica particular com suspeita de infarto.

De acordo com familiares, o quadro de saúde se agravou por volta de 1h da manhã deste sábado. “Ele sofreu uma parada cardíaca, mas graças a Deus os médicos conseguiram reanimá-lo”, explicou Simone Holanda, esposa do parlamentar. Nélio recupera-se bem após passar por um cateterismo.

O assessor especial da prefeitura de Altos, Toinho Fiscal, também passou pelo mesmo procedimento, após sofrer infarte durante as festividades do mês de junho. Fiscal ficou hospitalizado por alguns dias, inclusive na UTI. Ele se recuperou do problema, mas agora necessita de maiores cuidados, com acompanhamento médico frequente e medicamentos de uso contínuo.

Coincidente, a incidência de problemas cardíacos aumenta nesta época do ano. A população acredita que os incidentes possam ter alguma relação com o calor excessivo, diferentemente do que acreditam os médicos especialistas. Neste aspecto, eles atribuem ao frio, uma das inúmeras causas do problema, haja vista que a queda de temperatura pode desencadear momentos em que há uma diminuição da circulação sanguínea ao músculo cardíaco, ocasionando um infarto associado ou não à morte súbita.