Interessante ver no desfile cívico em Altos o quanto a sustentabilidade e a reciclagem do lixo podem tomar novos rumos. No último sábado (13), o colégio Darc abordou a temática “As belezas do lixo” e os Altoenses puderam conferir de perto o quanto o lixo, que consideramos desnecessário, se transforma em brinquedos, acessórios e roupas.

Suas portas bandeiras desfilaram com vestidos feitos de sacos de plásticos nas cores preto, verde e vermelho. Cada uma representando o Brasil, Piauí e o município de Altos com suas respectivas bandeiras. Em outra ala, crianças vestidas com roupas de jornal e segurando brinquedos reciclados com papelão, garrafas pets e pano complementaram a ideia de que reciclar é possível e sendo a palavra de ordem no século XXI.

Na ala “do lixo ao luxo” uma criança despertava a atenção numa roupa feita com copos descartáveis de café. Em seguida meninas vestidas com roupas de embalagens de doces coloridos, retalhos, papel alumínio e a uma interessante saia com colheres de plástico não deixava de ser percebido pela população.

Lógico que para alguns isso pode parecer estranho. Mas, com um novo olhar, o reaproveitamento, utilizado com materiais de forma adequada, aos poucos poderá ser inserido socialmente. 

A amostra evidenciou o quanto é bonito, interessante e politicamente correto amenizar o mal que o consumismo joga diariamente nos lixões de nossa cidade: um lixo que é reciclável.

Através desta união da Escola, dos novos temas sociais e o 7 de Setembro,  fica claro a indispensável perspectiva que nossa sociedade tenha um direcionamento sobre o que é necessário: As belezas do lixo.

Por Cacá Silva