O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Altos tem sido alvo de trotes, uma brincadeira sem graça que põe em risco os profissionais da área e a vida de quem realmente precisa.

De acordo com o motorista socorrista Charles Campelo, na noite desta segunda-feira (20) o serviço recebeu chamado para atender uma idosa de 85 anos na Localidade São Pedro, a quase 30 Km da zona urbana. “A paciente estaria desmaiada e desidratada. Depois de muitas dificuldades, quando finalmente conseguimos localizar a residência, é que fomos compreender que tudo se tratava de um falso chamado”, relatou.

Ainda de acordo com o socorrista, no retorno para a base o serviço recebeu outro chamado para a zona rural. “Fomos informados sobre um paciente com forte reação alérgica por conta de automedicação. A informação era verdadeira, e se tivéssemos demorado um pouco mais, ele possivelmente teria morrido”, completou.

Os operadores do SAMU deixam suas bases, correm risco em locais de difícil acesso, e o pior, enquanto uma equipe se desloca outra pessoa pode ficar sem atendimento.

Os responsáveis por este tipo de ação irresponsável devem se conscientizar que o trote põe risco à vida de pessoas que realmente estão precisando de atendimento rápido. Dentre tantos outros, o SAMU atende aos chamados relacionados a problemas cardiovasculares, como AVC (acidente vascular cerebral), hipertensão e infarto agudo do miocárdio, situações em que o tempo de auxílio é fundamental para evitar sequelas e até o óbito das vítimas.

De acordo com o Código Penal Brasileiro, essa prática é um crime e além de multa pode gerar detenção de seis meses a um ano.