Em Altos, a 40 Km de Teresina,  a Psicóloga altoense Djacira de Macedo Vieira lançou a campanha “Altos a favor da vida”. A ideia surgiu em razão do aumento assustador de casos de suicídio e tentativa de suicídio no município. Somente este ano cinco óbitos foram registrados em decorrência deste atentado.

Para a psicóloga, o tema deve ser discutido e ações de prevenção devem ser efetivadas o quanto antes. “Precisamos desmistificar o tabu que permeia o tema e tornar público a necessidade de prevenir o suicídio. Faremos caminhadas, palestras, atendimentos às famílias, panfletos, banners, folders e fóruns de discussões”, explicou.

Na última sexta-feira (14) foi realizada a primeira reunião da campanha. Profissionais da área e pessoas engajadas no projeto reuniram-se para discutir o assunto e definir estratégias e plano de ação. “Traçamos metas, planejamos e abraçamos a causa. Precisamos da ajuda da população, de profissionais que entendam o assunto e pessoas que acreditem na campanha”, destacou Djacira.

Na ocasião foi definido o primeiro evento da campanha, para tanto, uma caminhada de conscientização sobre o problema acontecerá no próximo sábado (22), a partir das 8h, na Praça Cônego Honório.

A campanha tem como símbolo a cor amarela, que representa a luz, o otimismo e alegria.