Um projeto desenvolvido por professores da Escola Rama Boa, em Altos, tem incentivado a leitura e tornado o aprendizado prazeroso para os alunos da instituição de ensino. Intitulado por “Leitura na praça”, o projeto nasceu de uma ideia do professor Rubens Felix, que sugeriu tirar os livros da biblioteca e levá-los aos locais onde os alunos gostam de frequentar.

“Colocamos todo material na praça da escola, sobre bancos e mesas; na frente, pendurados em varais e nos corredores, através de cordões”, explicou Edvaldo Martins, diretor da instituição.

De acordo com o diretor, a medida surpreendeu, pois a partir de então os alunos passaram a ler em horários vagos e principalmente durante o recreio.

De forma organizada, o projeto também permite que os livros sejam levados para casa, estratégia que possibilita aos estudantes disseminarem o conhecimento para a comunidade ou até mesmo de serem protagonistas de novas ideias.

Segundo Edvaldo, o projeto deu certo e a escola conseguiu promover a leitura diferenciada. “Sem imposição alguma, fizemos com que os alunos compreendessem a nossa intenção. Eles se sentiram motivados pelo fascinante mundo da leitura e isso inevitavelmente refletiu para melhor, no rendimento escolar”, destacou.