Mais de 200 presos se preparam para receber o indulto de Natal no Piauí. Os detentos devem deixar os presídios para se juntar às famílias no dia 24 de dezembro. O retorno está marcado para o dia 2 de janeiro, mas, todos os anos um percentual de 5% dos presos não retornam às celas.

A maioria dos presos que receberá indulto é da penitenciária Major César, em Altos - 112 detentos de lá poderão passar o Natal e a virada do ano com a família e, em contrapartida, os presídios têm menos gastos, por exemplo, com alimentação.

Prefeitura abastece viaturas da polícia

Por conta da crise no setor de segurança pública do estado, desde a última semana que as viaturas da 3ª Companhia de Polícia Militar do município de Altos estão sendo abastecidas pela prefeitura local. As informações são do Secretário de Administração Warton Lacerda. “Em razão da ausência do estado, estamos dando suporte às polícias do município. A PM está recendo o apoio necessário. Com relação à Polícia Judiciária, também já colaboramos e continuamos à disposição”, destacou o secretário.

Warton também se manifestou a respeito da onda de crimes registrada nos últimos dias no município. Para ele, o problema também está associado à impunidade. “Precisamos refletir um pouco e parar de culpar apenas o polícia. Várias pessoas foram detidas recentemente, mas a maioria já está de volta às ruas e praticando o que é errado”, observou.

Operação de final de ano

O comandante da 3ª Cia de Polícia, Capitão Gomes Santos, disse que, apesar das dificuldades, a polícia vai intensificar os trabalhos neste final de ano. “Graças a ajuda da prefeitura nossas viaturas não estão paradas. Vamos priorizar o moto patrulhamento e a realização de blitz em pontos estratégicos da cidade”, explicou.