O jovem altoense, Júnior Silva, 21 anos, 1º lugar pelo ProUni para Design de Moda em uma faculdade de Brasília, foi surpreendido com uma triste notícia ao tentar efetivar sua matrícula no curso. Depois de viajar para a capital federal, ele sofreu reprovação por não formação de turma, e ainda corre o risco de perder sua bolsa de estudos.

Júnior explica que largou tudo no Piauí em razão do curso. “Deixei meu trabalho, outros objetivos e metas e segui atrás disso, pois batalhei muito pra alcançar essa vaga. Agora estou aqui em Brasília, procurando uma resposta para este problema. E também o que fazer, depois do ocorrido”, lamentou.

O estudante ressaltou que resolver expor a situação na perspectiva que tudo isso sirva de alerta para outros estudantes. “Foi algo muito impactante, e para quem não for cabeça forte, isso pode mexer muito com o psicológico. Então, achei interessante relatar o acontecido, pois isso serve como um bom recado, mesmo, para quem se inscreve e pretende buscar seu sonho de Faculdade pelo o ProUni”, observou.

Agora o estudante continua concorrendo em suas outras opções de curso e pode ser convocado nas chamadas seguintes. Para tanto, deverá exigir da instituição de ensino um “Termo de Reprovação por não Formação de Turma”, para que não corra o risco de perder o direito de concorrer nas próximas chamadas.

O ProUni é um programa do Governo Federal que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.