Em meio a crise hídrica que acomete boa parte do país, em Altos, a 40 Km de Teresina, vazamentos em tubulações da empresa Agespisa provocam desperdício de água potável em várias pontos da cidade. O problema perdura há vários dias e milhares de litros de água certamente já foram perdidos.  

A situação se agrava na Avenida 12 de Outubro, umas das principais vias do município, onde um vazamento recorrente compromete o trânsito e inclusive já ocasionou acidentes.

De acordo com moradores, um veículo de pequeno porte ficou preso ao local no início da semana. “Acredito que o motorista pensou que dava pra passar normalmente neste trecho onde o asfalto está danificado, mas não deu certo e o carro simplesmente atolou”, relatou um morador que preferiu não se identificar.

Com ajuda de outras pessoas, o veículo foi retirado da cratera e o motorista seguiu viagem.

Para evitar mais acidentes, moradores improvisaram um pedaço de pau com uma carcaça de um ventilador na intenção de sinalizar o problema.





Na Avenida Francisco Raulino, bem no centro da cidade, outro vazamento causa mais transtornos. Aos poucos uma cratera está se abrindo e o asfalto completamente destruído. Até o momento, a Agespisa apenas colocou um pequeno cavalete para sinalizar a via de maior movimentação no município.

Nas imediações do Cemitério São José, ainda no centro da cidade, problema semelhante foi parcialmente resolvido. O vazamento parece ter sido solucionado, porém, para tapar uma cratera aberta no meio da rua, apenas terra, galhos de árvores e pedaços de canos foram utilizados. Além disso, pedaços de pedras e restos de asfalto ainda permanecem no local dificultando a passagem de veículos.



Os vazamentos ainda ocasionam maiores problemas, como a constante falta de água em algumas regiões da cidade. No centro, por exemplo, falta água quase todos os dias. O problema persiste há muitos anos e nenhuma providência em definitivo foi adotada.

A reportagem do Portal Altos tentou contato com o escritório local da Agespisa, mas não obteve êxito. O espaço está disponível para maiores esclarecimentos.