São José com o Menino Jesus de Gibão, Nossa Senhora Tropical e Santa Luzia de Gibão são algumas das inúmeras obras do artista plástico Cacá Silva que conseguem expressar com profunda emoção alguns dos elementos característicos da cultura local. Os trabalhos também enaltecem a fé do povo e sua relação com a Igreja Católica, vínculo este que se estreita, sobretudo nesta época do ano, quando são realizados os festejos de São José, padroeiro da cidade de Altos.

São José com o Menino Jesus de Gibão é uma contextualização sobre o peão, figura aclamada e pertencente à história da formação das sociedades nordestinas. Para o artista plástico, o peão é o braço direito dos donos das fazendas, mas, infelizmente, como diz a música de Luiz Gonzaga - é “esquecido nas quebradas dos sertões e somente o seu cachorro sente a sua falta”.

Cacá observa que decidiu colocar o gibão no menino Jesus para salientar a relação do Dia dos Vaqueiros, evento este que é bastante animado nos festejos de São José. Além disso, fazer uma homenagem a figura histórica do peão.

“Essa união, com ênfase na contextualização de figuras sacras com o local, faz com que a representatividade seja compreendida e cria um elo muito forte, sem esquecer que esta também é uma forma de elogio que por vezes se passa despercebido”, explicou Silva.

Recentemente o artista plástico altoense apresentou a tela intitulada “Nossa Senhora Tropical”, que remete a fartura que a região de Altos fornece para sua população, diferentemente de muitas outras cidades interioranas. Para ele, o município possui uma vegetação única e farta de inúmeras frutas.



A tela remete a um céu claro com nuvens passageiras e atrás da Santa um pé de banana para enfatizar o poderio de regiões quentes e tropicais, como o Brasil. O trabalho também enaltece a fé do povo e sua relação com a igreja.

Neste mesmo seguimento, destaque para a obra “Santa Luzia de Gibão” – uma mulher parda que volta o seu olhar à distância do horizonte, e que segura na sua mão um prato e apenas um olho – alusão ao medo das pessoas de olhos grandes e gananciosos, percepção muito difundida no imaginário social da cidade.