Prefeitura de Altos, por meio da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, está realizando uma campanha de mobilização de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da Dengue e Febre Chicungunya.

Durante todo o mês de fevereiro, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde está visitando os domicílios das zonas Urbana e Rural de Altos, com distribuição de material informativo e orientações aos moradores sobre as medidas preventivas contra os agentes causadores das doenças.

O secretário de Saúde de Altos, Nerirrony Lacerda, enfatiza a importância da participação do cidadão no combate aos mosquitos. “A Dengue e a Febre Chicungunya são doenças perigosas, que podem levar a óbito ou deixar graves sequelas, daí a importância de o Executivo promover ações de interação com o cidadão para combater os vetores desses problemas”, explica.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca a importância da mobilização em benefício da população altoense. “Muitas pessoas não se dão conta de que acabam por proliferar a reprodução desses mosquitos em suas casas. Sem dúvida, essa mobilização é essencial para reduzir os casos dessas doenças na cidade”, pontua.

A Febre Chikungunya é uma doença parecida com a Dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito aedes albopictus.