Quase 90% dos 224 municípios do Piauí estão em situação de emergência por causa da seca, e em mesmo a chuva das últimas semanas aliviou o prejuízo no campo. O governo federal renovou os decretos que vão garantir a liberação de benefícios, mas essa ajuda pode chegar tarde demais.

Altos, cidade localizada ao Norte do Piauí, está na lista dos 201 municípios que tiveram o decreto de emergência reconhecido pelo governo federal por causa da seca. Na prática, o decreto garante aos municípios atingidos pela seca, ações para combater a falta de chuva, como o programa Bolsa Estiagem e o Garantia Safra, mas as vezes o processo demora e os agricultores não podem esperar.

Em um assentamento na zona rural de Altos, quase 80 famílias sentem as consequências da falta de chuva. “Aqui chove uma vez e logo depois passa quatro dias sem chover. A gente já plantou a roça três vezes, mas os legumes não estão nascendo normalmente”, relatou a agricultora Antônia Soares.

No açude que abastece cerca de 500 pessoas o nível da água caiu pela metade e está causando prejuízo na irrigação da lavoura e na criação de peixe. “Se o açude sangras dar para garantir o sustendo, mas do jeito que está não temos como irrigar, não temos como fazer nada”, contou Reginaldo Ferreira, presidente do assentamento.

A Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag)disse que negocia com o governo agilidade no envio dos recurso para socorrer as vitimas da seca. “Isso tem que ser logo. Nós estamos precisando de equipes trabalhando no semiárido do estado, para ajudar as pessoas que já estão passando necessidade”, falou Manoel Simão.

De Norte d Sul os prejuízos se multiplicam. Na região Sul, principal produtora de grãos no estão, sente o impacto da seca, a mais severa dos últimos anos. Em Uruçuí, que também está na lista das cidades em situação de emergência, a quebra na safra de soja vai ser maior que no ano passado. “Se não houver chuva no mês de março e abril, fatalmente as perdas continuarão. A gente torce é que não aconteça”, relatou o produtor de soja, Altair Franco.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, 1.200 mil pessoas sofrem com a seca no Piauí, mas somente 280 mil tem acesso a carros-pipa, uma das medidas ao enfrentamento a estiagem.

Fonte: G1 Piauí