Imagens exclusivas da TV Cidade Verdde mostram a situação precária das instalações da colônia agrícola Major César Oliveira, entre os municípios de Teresina e Altos (PI). Além da falta de vigilância nas guaritas e as cercas cortadas, já denunciados em reportagens anteriores, a estrutura interna apresenta problemas que facilitam a fuga de detentos e prejudicam a o trabalho de agentes penitenciários e policiais. 

A reportagem exibida no Jornal Cidade Verde mostrou, além da cerca cortada e das guaritas sem policiais, imagens internas com grades das janelas soltas. Os portões que dão acesso aos alojamentos também estão quebrados. 



Construída em 1977, a Major César Oliveira tem 219 presos, menos que a capacidade - 290. A unidade abriga detentos do regime semiaberto e tem alojamentos ao invés de celas, já que foi feita originalmente para que apenados troquem três dias de trabalho no campo por um dia a menos de pena. 

O diretor da unidade prisional, Márcio França, explica melhorias já estão sendo providenciadas. "A partir desta semana vamos começar uma reforma com substituição de janelas e grades quebradas", afirmou. 



Novo presídio
Enquanto outras unidades estão superlotadas, a casa de detenção de Altos está 95% pronta, após seis anos em obras. Apesar dos R$ 3,11 milhões investidos, o governo teve de fazer novas obras para corrigir erros estruturais, que poderiam proporcionar a fuga dos detentos. 



A Secretaria de Justiça do Piauí espera criar 600 novas vagas nos próximos meses para desafogar o sistema prisional. 


Fonte: TV Cidade Verde/Joelson Giordani e Fábio Lima