Centenas de famílias que residem no centro da cidade de Altos, a 40 Km de Teresina, têm passado por sérias dificuldades em razão da falta de água. De acordo com os moradores, o problema sempre existiu, mas se intensificou nos últimos três meses.

A falta de água afeta, principalmente, as quadras que compreendem as Ruas Jaime Rosa, Dom Pedro II e Telésforo do Vale. Os pontos são considerados os mais altos da zona urbana, entretanto, esta característica não seria a principal causa do problema de abastecimento.

Uma moradora que reside entre as Ruas Brasil e Jaime Rosa, relatou a reportagem do Portal Altos, que ao procurar o escritório local da Agespisa, recebera a informação que dois poços já tinham sido perfurados pela empresa, e isto provavelmente resolveria a problemática, porém, os poços ainda precisavam ser equipados.

A moradora, que não quis se identificar, relatou um pouco sobre o drama de muitas famílias que moram no centro da cidade. Ela disse que, a princípio, apesar das dificuldades, ao menos nas torneiras a água chegava, mas somente nos horários da noite ou madrugada. Depois, o fornecimento reduziu a zero.

“Nos meses de junho e julho precisávamos aguardar o horário da noite para conseguirmos pegar alguma coisa, pois a água não chegava nas caixas. Só que desde o início do mês de agosto que não chega uma gota em nossas residências”, explicou.

Para agravar a situação, o problema passou a afetar diretamente o bolso dos moradores. Agora, além de comprarem água para beber, muitos também estão sendo são obrigados a comprar água para tomar banho - ou para o uso em simples atividades domésticas.

A reportagem do Portal Altos se coloca à disposição dos responsáveis pela empresa Agespisa, no município de Altos, para receber mais esclarecimentos sobre o problema.