A eleição para escolha dos conselheiros tutelares do município de Altos ocorrerá no dia 04 de outubro. Trata-se do primeiro processo de escolha em data unificada, conforme mudança promovida pela Resolução 170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Em Altos, 19 candidatos concorrem a cinco vagas de conselheiros tutelares. As candidaturas foram consentidas após realização de formação inicial, que consiste em um processo de capacitação com presença obrigatória dos classificados em no mínimo 75% da carga horária ofertada. Em outra etapa, eles foram submetidos a um exame de conhecimento específico.

Na eleição do dia 04 de outubro, o eleitor só poderá votar em um dos dezenove candidatos. Para tanto, urnas eletrônicas serão utilizadas.

Vale ressaltar que qualquer cidadão pode eleger seu conselheiro tutelar. Basta ter título de eleitor e estar em dia com suas obrigações eleitorais.

A divulgação dos eleitos acontecerá no mesmo dia do processo de escolha. A solenidade oficial de nomeação e posse dos conselheiros está prevista para o dia 10 de janeiro de 2016.

Nos próximos dias o Portal Altos vai divulgar os locais de votação e os nomes de todos os candidatos a conselheiro tutelar do município.