Com o objetivo de combater os crimes de homicídio e o tráfico de drogas em Altos, a 40 Km de Teresina, a Polícia Civil do município deflagrou na manhã desta quinta-feira (24) a operação “Cessar Fogo”, que resultou na prisão de dois jovens e na condução de um terceiro por posse irregular de arma de fogo. A operação contou com o apoio da GRECO e de homens da 3ª Companhia de Polícia Militar.

Em cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, foram presos Alexandre Alves da Silva e Jandreson de Macedo dos Santos, conhecido por “Biro”. Ambos são investigados pela prática de associação criminosa e do homicídio ocorrido no início deste mês, que vitimou o adolescente Domingos Dias Ferreira Neto, conhecido por Netinho, envolvido com o tráfico de drogas.

De acordo com a Delegada Alexandra Santos, titular do 14º DP, também foi expedido um mandado de prisão preventiva em desfavor de Marcos André Fontenele Delmiro, vulgo “André Capeta”, pela autoria intelectual do mesmo crime. “André Capeta já está preso pela prática dos crimes de porte ilegal de arma de fogo e corrupção ativa, sendo que apenas será dado cumprimento ao seu mandado de prisão no local onde ele se encontra recolhido”, explicou a delegada.

Alexandra Santos também destacou que o homicídio de “Netinho” foi apenas o pontapé inicial para a elucidação dos diversos assassinatos ocorridos na cidade de Altos este ano, sendo que os trabalhos da equipe do 14º Distrito Policial continuam para que os demais envolvidos sejam presos e apresentados à justiça.

O nome “Cessar Fogo” faz alusão à intervenção da polícia na briga pelo tráfico de drogas que estava ocorrendo na cidade entre o grupo liderado por André Capeta e o grupo liderado por Bruno Caeira, este último preso no início do mês em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de tráfico de drogas.  “Essa disputa causava uma sensação de insegurança na cidade, uma vez que os integrantes dos grupos rivais circulavam armados em Altos, numa tentativa de se eliminarem”, finalizou Alexandra.


Janderson e Alexandre