Na cidade de Altos, a 40 km da capital piauiense, o quilo da castanha de caju já chegou a ser comercializado neste ano pelo valor de R$ 3,40. O preço bate recorde e anima os pequenos produtores do município.

Para os comerciantes da região, a alta dos preços obedece a uma lógica básica de mercado: quando a produção (oferta) diminui, o valor do produto aumenta. Neste caso, em relação ao ano passado, a castanha teve um aumento de quase 50%.

A baixa produção na região ocorre devido à escassez de chuvas. Uma característica determinante do último inverno foi o modo como elas aconteceram – as chuvas ficaram mais espaçadas e abaixo da média.

De acordo com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – SEBRAE - as amêndoas têm ampla demanda nos mercado interno e externo, e são muito apreciadas no exterior.

Como já se aproxima o mês de dezembro, a expectativa é que preço aumente. Bom para os pequenos produtores, que poderão minimizar as perdas ocasionadas pelas condições climáticas desfavoráveis.