Tiago Cardoso leva a filosofia cristã como referência para o seu dia a dia. Evangélico, busca na bíblia forças para os momentos mais difíceis. Sempre procura respostas nela. Foi a uma escritura do livro sagrado que o goleiro se apegou quando chegou no Santa Cruz, em 2011 - à época o clube sem série alguma para disputar. Hoje, ele recorda a frase do antigo testamento que nunca lhe fez desistir do sonho - agora sacramentado - de devolver o Tricolor à Primeira Divisão: "Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas”.

O trecho bíblico parecia prever que o destino do camisa 1 no Santa Cruz já estaria todo planejado quando ele chegou no Arruda, sem muito alarde, vindo de um 2010 com lesões no modesto Monte Azul. Mal imaginava o que o futuro lhe reservava. Numa equipe que tentava se restabelecer após cinco anos sem títulos e com três rebaixamentos seguidos, iniciava ali uma trajetória de sucesso, porém, marcada por percalços.

Mais antigo do grupo junto ao prata da casa Renatinho, Tiago passou cinco temporadas atuando nos porões do futebol brasileiro (uma série D, duas C e duas B). Crises financeiras ainda mais pesadas, jogos em estádios quase de várzea e viagens a lugares remotos do país faziam parte da sua rotina. A primeira temporada do goleiro no Arruda, aliás, ainda é lembrada com um notório pesar.

“O começo aqui foi muito difícil. A gente não tinha nem série para jogar. Tínhamos que buscar no estadual a classificação contra Central, Porto… para jogar só uma quarta divisão. Se não conquistássemos uma bola colocação no Campeonato Pernambucano, significaria que o ano iria acabar já no primeiro semestre”, recorda. “Tivemos que superar muitas coisas. Mas, como Deus fala, é melhor o fim das coisas que o princípio delas”, emenda, sem deixar de citar o livro que lhe inspira.

Mesmo com o clube na lama, as conquistas também vieram. Cardoso se sagrou tricampeão pernambucano (2011, 2012 e 2013) como peça fundamental nas campanhas. Acumula agora o seu terceiro acesso pelo clube com papel fundamental. Enquanto esteve machucado, a inseguração conviveu com a meta coral. Fred e Bruno não foram sombras do ídolo. Quando se recuperou de uma lesão no joelho, o Santa Cruz também voltou a crescer na Série B.

Agora, ele entende cada dificuldade que passou como fundamental para cimentar a sua caminhada no clube rumo à Primeira Divisão. “Cada momento que a gente tem passado foi glorioso. Cada passo foi importantíssimo. Tudo foi experiência, aprendizado.”

Fonte: Super Esportes