As chuvas que caíram em Altos nos primeiros meses de 2016 ultrapassaram todas as expectativas. O município fica na região centro-norte do estado, a 40 km da capital. De acordo com dados repassados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Altos, até o dia 12 de abril foram 1073mm de chuva na cidade, precipitação bem  superior ao que foi registrado em 2015.

Os dados também revelam que o acumulado na região é praticamente igual aos de municípios da região sul do estado, onde foram constatados os maiores índices.

Num comparativo com 2015, a pluviometria teve aumento de 65,5% na cidade. No mesmo período foram registrados apenas 725mm de chuva.

Destaque também para o mês de janeiro, onde o índice pluviométrico alcançou 462mm. Em 2015, foram apenas 38mm.

A grande quantidade de chuva traz otimismo para a população, sobretudo a da zona rural, onde muitos ainda sobrevivem das plantações. Com boas condições, as lavouras deverão apresentar desenvolvimento satisfatório.

Por outro lado, o excesso de chuvas também ocasiona alguns contratempos. Estradas da zona rural e algumas ruas do município ficaram comprometidas por conta de buracos, valas e água acumulada, dificultando o tráfego. A situação deixou em alerta o poder público.