Como parte das ações de prevenção em saúde, a Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e juntamente com a Fundação Benilde Vasconcelos, realizou, nessa terça-feira (13), uma palestra educativa na Escola Municipal Cazuza Barbosa sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e uso de preservativos.

A equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros e uma biomédica, realizou também uma oficina para cerca de 100 alunos sobre uso de preservativos masculino e feminino. Os profissionais distribuíram preservativos e realizaram testes rápidos de HIV/AIDS para os interessados.

Victor Hugo, gerente de enfermagem do Instituto de Saúde José Gil Barbosa, ressalta que é necessário discutir a problemática sem tabus e sem preconceitos. “Diante do contexto atual, no qual temos um aumento das doenças sexualmente transmissíveis entre os adolescentes, é de fundamental importância nossa presença no ambiente escolar para levar informações, esclarecer dúvidas e desmitificar alguns tabus”, destaca Victor Hugo.

“Os testes rápidos são realizados por uma equipe multidisciplinar capacitada para realizar os encaminhamentos dos casos reagentes para os tratamentos adequados”, acrescenta Victor Hugo.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, afirma que é necessário falar adequadamente sobre temas como sexualidade para a população em geral - principalmente para os adolescentes. “É com conscientização e prevenção que teremos uma mais sociedade saudável”, diz a gestora.








Fonte: Ascom