Tranqueira, o bairro mais populoso do município de Altos, a 40 km de Teresina, passa por uma onda de arrombamentos que tem deixado os moradores apreensivos e com muito medo. Segundo informaram à reportagem do Portal Altos, pelo menos dez residências foram furtadas na região em menos de um mês.

Em uma lista com os nomes de moradores que foram vítimas das ações criminosas, chama atenção a proximidade das casas – a maior parte nas Ruas São Francisco e São Clemente, nas imediações dos Colégios Modestina Monte e Anísio Lima.

Os roubos ou furtos normalmente acontecem durante a madrugada. Em alguns casos, mesmo com a presença dos proprietários as residências foram arrombadas. “Eles agem com muita destreza, sem que as pessoas percebam qualquer movimentação. Em um dos casos, reviraram toda a residência enquanto os donos dormiam. É estranho. Não compreendemos como conseguem fazer isso sem chamar atenção”, detalhou um morador que preferiu não se identificar.

Duas casas também foram invadidas durante o dia, quando os meliantes aproveitaram a ausência dos proprietários. Os crimes aconteceram nas imediações do Ginásio Poliesportivo e às margens da linha férrea, próximo de onde funcionava a APAE. As vítimas - jovens trabalhadores, recém-casados, cujas residências haviam sido mobiliadas há pouco tempo.

Na tentativa de se prevenir, muitos moradores mudaram a rotina diária. “Agora nos trancamos em casa mais cedo e só vamos dormir de madrugada”, lamentam.

Por medo, muitos não realizaram registro de ocorrência, o que dificulta os trabalhos de investigação por parte da Polícia Civil.

A Polícia Militar intensificou o patrulhamento na região com objetivo de inibir a ação dos criminosos, entretanto, observa que furtos ou roubos são crimes de oportunidade, e, portanto, são relativamente difíceis de serem combatidos.

Para o comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, em Altos, Tenente Manoel de Negreiros, a existência do “Serviço de Atendimento 190” poderia facilitar o relacionamento da população com a polícia. “Trata-se de um serviço que daria celeridade às ocorrências. É um contato rápido com as autoridades, e serve para prevenir ocorrências graves ou pedir a presença da polícia. Estamos lutando para trazer este serviço para o município”, destacou Negreiros.