O município de Altos, a 40 km de Teresina, realiza a partir desta segunda-feira (02) o primeiro mutirão da mamografia. Serão realizados 600 atendimentos para mulheres com idade entre 50 a 69 anos, ou conforme prescrição médica.

Para fazer o exame, inicialmente as mulheres deverão procurar o posto de saúde do seu bairro. Após avaliação médica, receberão uma requisição específica para o atendimento, que deverá ser entregue ao agente comunitário de saúde junto com as cópias do RG e Cartão do SUS – assim o exame será agendado.

“Trata-se de uma social em relação à saúde da mulher. Há muito tempo vínhamos tentando trazer junto ao governo do estado esta carreta da mamografia para o município. Cabe ressaltar que o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama são fundamentais para aumentar as chances de cura da doença. Felizmente conseguimos esse serviço e centenas de mulheres receberão atendimento”, destacou Nerirrony Lacerda, secretário municipal de saúde.

Serão realizados 70 exames por dia, sendo 35 pela manhã e 35 à tarde. Mais informações podem ser obtidas com os agentes comunitários ou na Secretária Municipal de Saúde (SESP).