A Igreja Matriz de São José, situada por detrás da Praça Cônego Honório, no centro de Altos, recebeu melhorias em sua estrutura neste mês de junho. De acordo com o padre Claudinei Silva, líder da Igreja Católica no município, a reforma objetiva proporcionar mais conforto aos fiéis e segurança ao prédio, cuja pedra fundamental foi lançada em 13 de julho de 1901 - pelo Cônego Honório José Saraiva, à época, vigário geral forense da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Teresina.

De acordo com padre Claudinei, sete portas de vidro e treze ares-condicionados de 60 mil BTUS foram adquiridos. Além disso, um muro com grades galvanizadas foi erguido na lateral da igreja que dá acesso ao calçadão público. “O centro de nossa cidade é bastante movimentado, especialmente no período de festas. A construção do muro servirá para proteger o templo. De todo modo, ressaltamos que a igreja permanecerá de portas abertas aos fiéis”, comentou o padre.

A expectativa é que a reforma seja concluída antes do dia 13 de julho, data que marcará os 115 anos do início da construção do templo religioso. Honório José Saraiva, precursor do projeto, faleceu em 1904, vítima de hanseníase. Em sua homenagem, o principal logradouro público do município recebeu o nome de “Praça Cônego Honório”.