Sob o comando do Delegado Antônio Barbosa, titular do 14º Distrito Policial de Altos, a Polícia Civil realizou na tarde desta quarta-feira (29) a operação denominada “Frutos Podres”, onde foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Juíza da comarca de Altos. A ação teve como foco desarticular organizações criminosas do tráfico de entorpecentes no município.

A operação resultou na detenção de duas pessoas e a apreensão drogas, armas e dinheiro. Uma mulher identificada apenas por “Trindade” foi presa em sua residência no bairro Maravilha. No local foram encontradas 69 pedras de crack, 30 trouxas de maconha e a quantia de R$ 2.290,00 em dinheiro trocado. Ainda segundo a polícia, um homem identificado por “Zé do Bar” também foi detido, sendo que com ele foram encontradas duas espingardas cartucheiras.

Os presos foram encaminhados a Central de Flagrantes, em Teresina, onde será lavrado o auto de prisão em flagrante.

A operação “Frutos Podres” recebeu este nome em razão do ditado popular “Fruto podre estraga todo o cesto”. Para a polícia, o tráfico de drogas, por consequência, contamina todos os setores da sociedade. O ditado também faz alusão à passagem bíblica do Livro de Lucas, que diz: “O machado já está posto à raiz das árvores; e toda árvore que não produzir bom fruto será cortada e lançada ao fogo.” [Lc 3,9]. E também ao Livro de Mateus. “Plante uma árvore boa e ela dará fruto bom; plante uma árvore prejudicada e ela dará frutos prejudicados. Pois, pelo fruto conhecemos a árvore.” [Mt 12,33].