O trabalho de educação em Direitos Humanos realizado na Unidade Escolar Mário Raulino, localizada no município de Altos, foi destaque no Jornal Newsletter americano "United for Human Rights News". O projeto partiu da iniciativa de professores e coordenadores da escola, com o apoio da ONG Youth For Humans Right International.

O trabalho exercido na escola acontece desde o ano de 2014, com seminários, palestras e professores especialistas. Desde então, a Educação em Direitos Humanos entrou para o currículo da escola originando até mesmo um Curso de Direitos Humanos fixo na escola, frequentado pelos alunos nas suas horas vagas.

O coordenador da escola e um dos criadores do projeto, Raimundo Nonato Souza, conta que as culminâncias do projeto geralmente são integradas à de outros projetos. "Ontem mesmo na abertura do período letivo 2016.2 tivemos a culminância do Projeto Lei Maria da Penha e juntamente com ele tivemos ações da educação em direitos humanos", ele destaca.

Em uma das ações mais recentes do projeto, os alunos da escola arrecadaram alimentos para doar para instituições de caridade locais e participaram da passagem da tocha olímpica. "Apesar de não participarmos do revezamento, fizemos questão de participar da passagem. Enviando muita energia positiva, afinal as olimpíadas é um evento que traz a importância da cidadania à tona", conclui.

A diretora da escola, Neilia Duarte, afirma que sempre que possível os pais dos alunos participam destes momentos e que a mudança comportamental dos alunos é evidente após aprenderem sobre os seus deveres como cidadão. "O respeito entre os alunos e na relação aluno/professor é bem maior. Podemos perceber em como eles realmente aprendem sobre a importância da cidadania para o mundo atual", conclui a diretora.

Fonte: CCOM