O Luau Cultural, evento realizado todas as segundas-feiras no Centro Cultural e Artesanal Poeta Zé da Prata, já virou tradição em Altos. Com a proposta de valorizar as mais diversas manifestações artísticas do município, tornou-se uma opção cultural indispensável. A prova disso é o público, que sempre comparece em excelente número.

O músico altoense Luan D’Luna é o idealizador do projeto. Em entrevista ao “Portal 343”, ele diz que “o evento não tem pretensões financeiras, mas apenas matar a sede de cultura que infelizmente a cidade ainda tem”, destacou.

No espaço onde o evento acontece, carpetes e tapetes são espalhados pelo chão para que as pessoas se sintam realmente em um luau. Além disso, o som e uma iluminação especial transformam o cenário da festa em um ambiente diferente e convidativo.

Ainda segundo Luan, a princípio o luau tinha apenas caráter musical, entretanto, novas manifestações passaram a ser trabalhadas, especialmente a dança e a poesia. “A cada edição o luau ganha um novo nome, uma nova temática e se torna sempre uma novidade por não ter abrangência apenas em música”, observou.

O músico ainda destacou que o evento é democrático, pois permite que o expectador também se apresente. “O luau é aberto para quem deseja vir e mostrar a sua arte. A pessoa que deseja consumir a arte da nossa própria cidade, e ao mesmo tempo mostrar a sua, tem oportunidade aqui. Além de expectador, também pode se tornar atração”, acrescentou Luan.