Um incêndio de grandes proporções - que já dura mais de 5 horas - atingiu setores do Almoxarifado Central da Eletrobras, próximo da BR-343, na saída de Teresina para Altos (PI).

O fogo se proliferou rapidamente devido o tempo seco e se aproximou até da região do Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, conhecido pela realização da feira Expoapi.

Carlos Petrônio, coordenador de Segurança Patrimonial da Eletrobras, informou ao Cidadeverde.com que o incêndio começou por volta das 9h de hoje em um terreno próximo e se alastrou para o almoxarifado.

“Já informamos a direção da Eletrobras que o incêndio já destruiu equipamentos. Acionamos o Corpo de Bombeiros e todas as medidas foram adotadas para evitar maiores destruições”, disse Carlos Petrônio.

No entanto, a reportagem do Cidadeverde.com chegou ao local por volta das 15h e o Corpo de Bombeiros ainda não havia aparecido, o que só veio a acontecer 15 minutos depois - cerca de 5 horas após serem acionados, segundo os funcionários da Eletrobras.

Eduardo Almeida, gerente de suprimentos da Eletrobras, informou que o fogo já atingiu cabos de baixa e alta tensão guardados no local. "O almoxarifado já estava em fase de desativação", declarou.

Apesar da proximidade com a BR-343, o fogo não chegou até as margens da rodovia e o trânsito flui normalmente.

O presidente da Eletrobras Distribuição Piauí, José Salan, esteve no local do incêndio. Ao Cidadeverde.com, ele disse que ainda não é possivel avaliar o prejuízo causado pelo fogo. "O incêndio foi de grande proporção. Vamos fazer um levantamento posteriomente para determimar o que foi perdido" conta o presidente. No almoxarifado havia postes, cabos e alta e baixa tensão, dentre outros equipamentos utilizados pela empresa.

No final da tarde, a Eletrobras Distribuição Piauí divulgou nota de esclarecimento sobre o incêndio:

"A Eletrobras Distribuição Piauí informa que um incêndio atingiu o Almoxarifado Central da Empresa, situado na BR 343, próximo ao quilômetro 10, por volta das 13h desta segunda-feira (05). O fogo, que teve início em terrenos vizinhos, ganhou grande proporção e se espalhou rapidamente, atingindo materiais servíveis e inservíveis da Distribuidora que se encontravam no pátio do Almoxarifado. A Empresa acionou o Corpo de Bombeiros que, ao chegar ao local, adotou as providências cabíveis para conter as chamas. A Distribuidora de energia aguarda o laudo final do Corpo de Bombeiros para iniciar o processo de contabilização dos prejuízos em decorrência do sinistro".

Fonte: Cidade Verde
Foto: Thiago Amaral