O sistema Setre/Sine divulgou na manhã desta segunda-feira (5), a lista de nomes de quem ainda precisa sacar o abono salarial ano base 2014, que teve o prazo para recebimento prorrogado e estendido até dezembro de 2016. Somente no Piauí mais de 11.400 trabalhadores ainda não sacaram o benefício ao qual têm direito. Do município de Altos, a 40 km de Teresina, cerca de 100 beneficiados também ainda não sacaram.

O abono salarial é uma espécie de 14º salário para uma faixa específica de trabalhadores, o benefício é equivalente ao valor de um salário mínimo vigente na data de pagamento e pode ser retirado nas agências da Caixa ou Banco do Brasil.

Rafael Torres, gerente de Intermediação de Mão de Obra do Sistema Nacional de Emprego no Piauí, explica a importância de estar atento aos prazos. “É importante que as pessoas que estão dentro dos critérios para receber o benefício fiquem atentas e verifiquem se seus nomes constam na lista e caso conste,, que tomem as providências necessárias, pois, após o término do prazo o beneficio ficará retido”, ressaltou o gerente.

Tem direito ao benefício, os empregados que tenham recebido de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), até dois salários mínimos médios de remuneração mensal, tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 dias no ano-base 2014, estejam cadastrados há pelo menos cinco anos e que tenham sido informados corretamente na Relação Anual de Informação Social (Rais).

O governo ampliou mais uma vez o prazo para saque do abono salarial (ano-base 2014). A data limite era dia 31 de agosto, mas foi alterada para 31 de dezembro. A decisão de ampliar o prazo foi tomada durante reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O primeiro prazo havia vencido em 30 de junho e foi prorrogado até 31 de agosto.

Caso o nome esteja na lista divulgada, o beneficiado deve se dirigir ao banco informado para sacar o abono. Em caso de dúvidas, entrar em contato com o 158 do Ministério do Trabalho, ou pelos números dos bancos. Caixa Econômica 0800 726 0001 e Banco do Brasil 0800 729 000.

Clique aqui e baixe a lista (atualizada em 05/09/2016) dos trabalhadores altoenses que ainda precisam retirar o abono salário.

Fonte: CCOM
Edição: Portal Altos