A recém-descoberta floresta fóssil no município de Altos, a 37 km de Teresina, tem exemplares com mais de 270 milhões de anos, período anterior a era dos dinossauros. Em entrevista ao Jornal do Piauí, o paleontólogo e professor Juan Carlos Cisneros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) destacou as pesquisas que estão sendo realizadas na região e a necessidade de preservação da área.

De acordo com o pesquisador, o patrimônio é riquíssimo e supera em dimensões e quantidade de troncos catalogados, a  floresta fóssil do Rio Poty, em Teresina.

"A floresta fossil de Altos tem dimensão maior do que a de Teresina e bem mais troncos catalogados, algo em torno de 70. No local encontramos fósseis parecidos com pinheiros e araucárias demonstrando que a paisagem na região era bem diferente do que é atualmente", disse Cisneros.

O registro da floresta petrificada visa trazer propostas de geoconservação para o sítio, tendo em vista que tal ocorrência se encontra atualmente sem bases legais para sua proteção.

Fonte: Cidade Verde