O projeto social "Teresina + Saúde", foi o vencedor da grande final nacional do "DVB Legacy", desafio promovido pela DeVry Brasil que estimula o conhecimento a partir da criação de projetos nas áreas ambientais, urbanísticas e sociais. A final aconteceu nesta quarta, 14, em São Paulo, e contou com a presença de jurados ilustres, dentre eles, o Presidente do Google Brasil, Fábio Coelho e o Presidente da DeVry Brasil, Carlos Alberto Degas.

Baseado na construção de um aplicativo para o polo de saúde de Teresina, o projeto foi elaborado por alunos da DeVry FACID (Piauí), sob a supervisão do Professor Dr. Maurício Barbosa Salviano. O grupo piauiense, formado pelos alunos Adriana Passos, Daniel Nascimento e Jordana Lustosa, dos cursos de Fisioterapia e Farmácia, recebeu o prêmio de R$ 10.000 para implementar o projeto e mais uma viagem ao Rio de Janeiro.

No DVB Legacy os projetos tiveram como ponto de partida responder a seguinte pergunta: Qual legado você quer deixar para sua cidade? A equipe vencedora concorreu inicialmente com outros nove projetos inovadores que sugeriram a construção de uma Teresina cada vez melhor. Segundo Jordana Lustosa, o concurso é uma incrível oportunidade de  jovens alunos contribuírem com suas idéias inovadoras por um mundo melhor de se viver”.

O “Teresina + Saúde” tem como proposta a criação de um aplicativo para os usuários dos serviços de saúde em Teresina. A plataforma quer disponibilizar o mapa da saúde, com a localização de todos os centros de atendimento, unidades básicas, farmácias, hospitais, clínicas e ainda informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) incluindo os direitos e deveres tanto dos profissionais como dos usuários. O aplicativo também se propõe a facilitar a prática de exercícios físicos, dar dicas de alimentação saudável e calcular o índice de massa corporal (IMC), além de ensinamentos básicos de primeiros socorros, entre outros serviços.

“O objetivo do aplicativo é facilitar o acesso da população à saúde, visto que a cidade tem um amplo e complexo polo que atende a milhares de pessoas, inclusive de outros Estados, que na maioria das vezes,  têm dificuldades no acesso a esses centros de saúde, seja pela localização das clínicas ou falta de informações básicas em relação ao SUS”, comentou Daniel Nascimento, integrante do grupo vencedor do DVB Legacy.

Fonte: O Dia