Com a participação garantida pela primeira vez na Copa do Nordeste, o Altos tem pensado como clube grande, mesmo com apenas dois anos de estrada no futebol profissional. Rival de Bahia, Fortaleza e Moto Club no Grupo B do Nordestão 2017, o Jacaré tem dado pinta de que pode ser uma pedra no sapato dos vizinhos e, para isso, pôs fim a novela que se arrastava nos bastidores para a confirmação do seu novo treinador para a nova temporada. A diretoria alviverde comunicou de forma oficial o acerto com o técnico Francisco Diá para comandar o Jacaré nas disputas do torneio regional, além do Campeonato Piauiense, Copa do Brasil e Série D. A negociação com o treinador potiguar, vice-campeão do Nordestão com o Campinense este ano,se arrastou durante quase dois mesesse contado o período entre a primeira sondagem até os ajustes de valores de salário. O vínculo de Diá com o clube do Piauí terá duração de um ano. A apresentação à torcida será às 10h de sexta, em Altos.

- Na verdade a gente tinha mantido contato com o Diá há uns dois meses, mas ficou conversarmos pessoalmente após o sorteio da Copa do Nordeste. Chegamos à conversar com ele duas vezes em Natal. Concretizamos agora pouco por telefone. É um técnico extremamente experiente, conhecedor do futebol nordestino, vice-campeão da Copa do Nordeste, uma competição importante que vamos disputar – destacou o presidente do Altos, Warton Lacerda.

O mais recente grande feito de Francisco Diá foi no comando do Campinense. À frente do time paraibano, o treinador se tornou vice-campeão da Copa do Nordeste depois do empate da Raposa em 1 a 1 com o Santa Cruz no jogo de volta da decisão, em Campina Grande. Na ida, o clube pernambucano venceu por 2 a 1.

Alvo da diretoria desde o início, Francisco Diá chegou a dividir as atenções do clube do Piauí com Josué Teixeira, procurado pelos dirigentes alvinegros. Os valores salariais do treinador potiguar de 60 anos dificultaram o anúncio de forma antecipada. Depois de acertados todos os detalhes contratuais, Diá recebeu o sinal verde para contar com auxiliar e preparador físico durante o trabalho no novo clube.

- O que pesou na minha escolha é que o Diá é um treinador que sabe montar time. Isso vai ficar a cargo dele. Estamos acreditando no projeto do Altos em 2017 e nada mais importante para montar um bom time do que ter um bom treinador. Começamos por ele. Estamos felizes e contando que ele faça um grande trabalho, assim como fez em todos os times que passou – completou Lacerda.

Vice-campeão da Copa do Nordeste e campeão paraibano com o Campinense este ano, Francisco Diá comandou o América-RN na Série C logo em seguida, mas não conseguiu evitar o rebaixamento do Mecão a 4ª divisão do Campeonato Brasileiro. O novo comandante do Altos acumula passagens por Alecrim (acesso à Série C, em 2009), Icasa (acesso e vice da Série C, em 2012), Botafogo-PB, Mogi Mirim, Oeste, Asa, entre outros.

A distribuição dos grupos da Copa do Nordeste 2017:

Grupo A: representante do Ceará, Campinense, Santa Cruz e Náutico
Grupo B: Altos, Moto Club, Fortaleza e Bahia
Grupo C: Juazeirense, Ríver, Sampaio Corrêa e Sport
Grupo D: Itabaiana, CSA, CRB e ABC
Grupo E: Sergipe, Botafogo, América-RN e Vitória

Fonte: Globo Esporte