O subsecretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson Sousa, se reuniu, nesta terá-feira (22), com o juiz da Vara de Execuções Penais de Teresina, José Vidal de Freitas, o coordenador da Fazenda da Paz, Célio Barbosa, e o coordenador da Coordenaria Estadual de Enfrentamento às Drogas, Sâmio Falcão, para tratar sobre a proposta de criação de núcleo unidade terapêutica a dependentes químicos na Colônia Agrícola Major César Oliveira.

De acordo com o subsecretário Carlos Edilson Sousa, a ideia é que os detentos da Major César que têm problemas com dependência química sejam atendidos na própria unidade, passando pela terapia de recuperação desenvolvida pela Fazenda da Paz, entidade que é referência no combate às drogas no Piauí. “Vamos elaborar o projeto, englobando a equipe multidisciplinar e materiais necessários, e apresentá-los do governador Wellington Dias”, explica.

Dados da Secretaria de Justiça do Estado apontam que cerca de 54% das pessoas privadas de liberdade nos estabelecimentos penais da região da Grande Teresina, num universo da situação de aproximadamente 1.700 analisados pelo Mapeamento do Perfil da População Carcerária,  se declaram usuários de drogas. O problema tem preocupado o Governo do Estado, que tem estudado meios de ampliar ações terapêuticas no âmbito dos presídios.

Fonte: Ascom