A prefeita de Altos Patrícia Leal confirmou em jantar na noite desta terça-feira (29/11) que está retirando a sua candidatura à presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Em discurso a prefeitos aliados ela alegou que a eleição ocorre hoje de forma desleal. Acusa que o atual presidente Arinaldo Leal está usando a instituição, empenhado em eleger seu candidato, o prefeito Gil Carlos, de São João do Piauí.

Patrícia afirmou que a decisão foi tomada nesta tarde. Ela aproveitou para agradecer o apoio dos presentes, numa lista que inclui o deputado estadual Wilson Brandão (PSB) e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí, Chico Lucas. Um dos primeiros ser comunicado foi o prefeito de Picos, Padre Walmir, que declarou apoio incondicional à prefeita de Altos.

Ao comentar sobre os desafios de gestão, e afirmar que seu foco será agora na montagem de sua equipe de governo para o segundo mandato, Patrícia reconheceu que os próximos quatro anos serão de “desafios enormes”, diante da situação pela qual passa o país. Passou então a explicar os motivos de ter deixado a disputa na APPM.

“Quando me lancei candidata, tinha o objetivo de dar outra roupagem àquela casa, reinventar a APPM, que está longe de ser aquilo que os prefeitos esperam. Não é só o que eu acho, mas o que escuto da maioria dos prefeitos quem conversei. Me propus à mudança efetiva, para que [a APPM] faça seu papel, que não é de lamentar, e sim apresentar as alternativas para resolver nossos problemas”, disse.

Contudo, a prefeita afirma que ao longo da campanha percebeu que a disputa estava sendo “desleal”. Diz ainda que a associação está sendo usada para uma das candidaturas, com toda sua estrutura voltada para eleição do prefeito Gil Carlos. “É meu colega [o Gil], mas não esperava isso dele, aceitar que a APPM continuasse como está. Não foi para isso que me lancei candidata. Não adianta permanecer na disputa enquanto o dinheiro que contribuímos está sendo usado, com pessoas minando minha candidatura, ter funcionários da APPM trabalhando para Gil Carlos, pessoas paga com dinheiro dos municípios”, conta.

Fonte: 180graus/Apoliana Oliveira
Fotos: Luís Júnior