Os traços do que pode ser o time titular do Altos começam a ganhar forma e tons mais nítidos nas anotações do técnico Francisco Diá. Na primeira experiência do treinador com seus comandados, nesta sexta, no estádio Albertão, em Teresina, os 50 minutos de bola rolando só na etapa inicial foram dedicados apenas à observação. E um pouco de cobrança. O jogo-treino do Jacaré diante de um selecionado do município-sede do clube serviu de ponto de partida para a escalação do primeiro time titular de Diá à frente do Alviverde. Alex Alves; Apodi, Victor Salvador, Diego Bispo e Patric; Patrick, Felipe Macena, Dos Santos e Esquerdinha; Manoel e Hudson foram os 11 iniciais no ensaio antes da Copa do Nordeste.

- Não estamos visando aos resultados ainda. Esse treinamento é mais para soltar a musculatura dos jogadores. A gente fez um trabalho muito forte durante a semana, principalmente ontem. Se fôssemos jogar valendo ponto, não iríamos forçar tanto. O pessoal sentiu o cansaço e o calor muito forte. Alguns jogadores sentiram e, por isso, tivemos a lentidão na saída de bola. Vamos corrigir isso ao longo dos trabalhos. A gente vai definir a equipe, mas tenho 70% da base titular definida – garantiu o treinador.

Após o aquecimento simples, os titulares foram bastante cobrados com as subidas ao ataque. A movimentação de Manoel e Esquerdinha preocupou Diá, que orientou em inúmeras vezes que o meia articulasse com velocidade e melhorasse o posicionamento pelo lado esquerdo do ataque.

Bastante acionado na ala esquerda, o lateral Patric foi orientado por Diá a pressionar o time rival com subidas mais rápidas, sem dar chance de recomposição. O canhoto foi responsável por um dos gols do jogo.

Com desconforto na coxa, o meia-atacante Victor Xavier foi poupado da atividade e, em seu lugar, Patrick assumiu a criação à frente de Dos Santos e Felipe Macena, dupla de volantes no meio. Responsável pelos gols no ataque ao lado de Manoel, Hudson se destacou nas jogadas de bola parada ao assumir a assumir a responsabilidade nas cobranças.

- Vamos ter mais dois amistosos no Ceará e, com isso, vou definindo o time. A postura tática pelo menos me agradou e alguns deles vão começar, mas ainda estão em fase de observação. A pouca movimentação foi justamente pela falta de ritmo de jogo, alguns estavam parados, e o treinamento foi muito intenso – finalizou o treinador.

A diretoria liberou os jogadores para o recesso de fim de ano, e o elenco deve ser reapresentar na segunda, em Altos. O time terá mais dois amistosos: contra o Horizonte, dia 8, e contra o Tiradentes-CE, dia 12, ambos em Fortaleza. A data do embarque ainda não foi divulgada.

No Grupo B da Copa do Nordeste, o Altos tem Bahia, Fortaleza e Moto Club como adversários na primeira fase. A estreia alviverde será contra o Papão, dia 26 de janeiro, em São Luís, no Maranhão.

Fonte: GE Piauí
Foto: Stephanie Pacheco