O técnico Francisco Diá não seguirá com o Altos no restante da temporada. O treinador recebeu uma proposta considerada irrecusável do Sampaio Corrêa e faz, no domingo, seu último jogo no comando da equipe piauiense, quando o Jacaré enfrenta o Picos, às 16h, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. Sem perder tempo, a diretoria do Altos encaminhou um novo técnico: Ruy Scarpino, ex-Moto Club.

- O Diá recebeu cinco propostas para sair. O Sampaio veio com uma proposta boa, não tenho condição de segurar, apesar de querer ele muito aqui. Estou falando isso com ele aqui do meu lado. Estou deixando a porta aberta, daqui a três meses ele volta. Ele faz o jogo do Picos, amanhã, e fechei com o Ruy Scarpino. A partir de segunda, ele é o novo treinador do Altos. E Diá é o novo treinador do Sampaio - confirmou o presidente alviverde Warton Lacerda, explicando que a saída foi consensual.

Francisco Diá substitui Vinícius Saldanha no Sampaio Corrêa, que fez seu último jogo na derrota por 3 a 0 diante do Juazeirense, na Copa do Nordeste. Saldanha estava no comando do time maranhense desde o fim de 2016, na reta final da Série B do Brasileiro. Em 2017, efetivado no cargo, o treinador conseguiu apenas duas vitórias em nove jogos. Foram quatro derrotas e três empates. Sob seu comando, o Sampaio ocupa a segunda colocação no grupo A do Campeonato Maranhense, avançou para a segunda fase da Copa do Brasil e é o lanterna do grupo C na Copa do Nordeste.

Ruy Scarpino, novo técnico do Altos, chega a Teresina no domingo para assistir ao duelo do Jacaré contra o Picos. Pela frente, o treinador vai ter a missão de classificar o Jacaré às quartas de final da Copa do Nordeste, o Campeonato Piauiense e a Série D do Campeonato Brasileiro. 

- Eu conversei com o gerente Ricardo e o presidente Warton. Existia uma situação aí, e acabei fechando pela manhã. A expectativa é de iniciar um novo trabalho em uma equipe estruturada, bem treinada e trabalhada pelo Diá, que fez um excelente trabalho. Surge a oportunidade agora, recebo com muita satisfação. Chegamos com a missão boa, tem a Copa do Nordeste que podemos brigar pela classificação, que é algo possível. Tem o título estadual e logo depois o Campeonato Brasileiro. É um projeto muito bom, fazer as coisas darem certo - contou Ruy Scarpino.

Ruy Scarpino festeja acesso do Moto Club com a torcida (Foto: Biaman Prado/O Estado)
Ruy Scarpino é o novo técnico do Altos
(Foto: Biaman Prado/O Estado)

Diá comandou a pré-temporada do Altos, a mais longa da história de um time piauiense. Foram 50 dias de atividades. Responsável pela montagem do time, o técnico deixa o Jacaré invicto: em sete jogos, foram três vitórias e quatro empates, um aproveitamento de 57%. O time também conseguiu avançar à segunda fase da Copa do Brasil, mas caiu para o Criciúma, nos pênaltis, na última quarta-feira.

Fonte: GE Piauí