A Festa do Vaqueiro, comemorada em 16 de março durante os festejos de São José, padroeiro de Altos, reuniu uma multidão durante toda esta quinta-feira. O evento recebeu visitantes de várias cidades e as ruas do centro de Altos ficaram lotadas.

As comemorações foram organizadas pela Paróquia de São José e a Prefeitura Municipal. Logo cedo, um café da manhã foi servido na barraca da igreja matriz. Em seguida, uma missa especial foi celebrada pelo Padre Jerônimo. Por volta do meio-dia o almoço foi servido na Secretaria de Assistência Social, local onde os homenageados e toda a população puderam conferir um grande show da dupla Sirano e Sirino.

A festa atraiu um grande público e entrou para a história do município. Após o show, os vaqueiros ainda foram premiados com geladeiras, climatizadores de ar, ventiladores, bicicletas e valores em dinheiro ofertados por empresários que participaram do evento.

A procissão dos vaqueiros aconteceu no final da tarde. Com a imagem do santo padroeiro, eles saíram da Assistência Social e percorreram várias ruas do centro da cidade até a chegada na barraca de São José.

Pela dimensão da festa, a cultura do vaqueiro continua muito forte no município. Em 2018, a expectativa é que a programação seja ampliada e o evento entre definitivamente para o calendário das festas mais tradicionais do estado do Piauí.
























Fotos: Luis Júnior