Um preso identificado como Francisco Assis Barbosa Resende foi sequestrado na madrugada do último domingo (23) de dentro das dependências da Colônia Agrícola Major César, por um grupo de seis pessoas, quatro homens e duas mulheres. Os invasores retiraram o preso de dentro da cela em que dormia, e o levaram para fora da unidade prisional, onde sofreu a tentativa de homicídio.

Até o momento não há informação sobre o paradeiro dos sequestradores ou da motivação do crime. Segundo o diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, o preso foi atingido por um disparo de pistola na região da boca e encontra-se internado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Urgências de Teresina (HUT).

Para o diretor, as falhas na estrutura física da penitenciária facilitam esse tipo de ação. Destinada para abrigar presos do regime semiaberto, a penitenciária não possui muros, as guaritas estão desativadas e apenas com cinco agentes penitenciários fazem a segurança do presídio por plantão. A Major César abriga atualmente mais de 300 presos.

“As cercas, que eram de arame, nem arame não têm mais. À noite, o presídio não tem iluminação, e também não possui sistema de monitoramento eletrônico. Nós já recebemos várias reclamações da comunidade que mora no entorno da Major César, porque os presos saem para praticar roubos na região e levam os produtos roubados para dentro do presídio”, destaca o diretor do Sinpoljuspi.

O diretor afirma ainda que o sequestro ocorrido dentro da Major César revela o estado crítico em que o presídio se encontra. “Chegou-se ao cúmulo de um preso que está sobre a proteção do Estado ser sequestrado para ser assassinado”, enfatiza. Além do sequestro seguido de tentativa de homicídio, outro peso identificado apenas como irmão da vítima fugiu do presídio por medo de ser assassinado.

Fonte: O Dia