Os 43 presos que estavam recolhidos na Penitenciária Regional de Campo Maior foram transferidos na madrugada deste domingo (17) para o Centro de Detenção Provisória de Altos. A ação faz parte da segunda fase da Operação Habitar, deflagrada pela Secretaria de Justiça (Sejus). A operação contou com o apoio do Comando Geral da Polícia Militar e envolveu cerca de 40 policiais do Rone, 8º, 15º e 16º Batalhões, do Grupo de Intervenção da Polícia Militar e foi coordenada pela Diretoria de Proteção Externa e Diretoria de Administração Penitenciária.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, informou que a remoção dos presos foi necessária para garantir o respeito e a ordem pública. "A operação Habitar continua em execução em todo o Estado e estamos vigilantes, verificando quais unidades prisionais estão cumprindo ordens judiciais de recebimento de presos, visitas de familiares, atendimento de advogados e defensores públicos", ressaltou o secretário.

Na semana passada, as atividades da Casa de Custódia, principal unidade prisional do Piauí, estiveram paradas por conta da greve dos agentes penitenciários. No último dia 14, o Tribunal de Justiça decretou a ilegalidade do movimento  e determinou a permanência de 60% dos agentes e retomada do acessos das visitas e advogados ao presídio. No dia seguinte, o clima era tenso na porta da Casa de Custódia , onde homens da Polícia Militar deram cumprimento à ordem judicial, garantindo que as visitas acontecessem normalmente, independe da greve dos agentes.

Questionado a respeito dos motivos que levaram à transferência dos presos da Centro de Detenção de Altos, o secretário Daniel Oliveira informou que se trata de questões de segurança, já que o presídio havia sido inaugurado de forma provisória. A unidade está prevista para começar a funcionar normalmente a partir de outubro.

Fonte: O Dia